CANTIGAS DE RODA
OBJETIVOS GERAIS:
Desenvolver um projeto interdisciplinar, por meio de pesquisas realizadas pelos alunos junto aos seus familiares, focando o resgate às cantigas de roda.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Objetivos Específicos:
* Desenvolver a oralidade;
* Reconhecer a função social da escrita,
* Ampliar o reconhecimento das letras do alfabeto (reconhecer, nomear e grafar).
Estratégias:
* Cantos e cantigas;
* Elaboração de pauta fixa;
* Identificação de palavras/letras em texto,
* Montagem de palavras.
LINGUAGEM MATEMÁTICA
Objetivos Específicos:
* Promover a contagem oral;
* Ampliar a identificação de numerais,
* Desenvolver o trabalho com o uso de gráficos.
Estratégias:
Por meio de uma pesquisa, elaborar um gráfico onde os alunos irão visualizar as cantigas de roda mais conhecidas pelos pais e familiares.
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivos Específicos:
* Promover o resgate cultural das cantigas de roda;
* Reconhecer-se como membro de uma família,
* Participar de manifestações culturais.
Estratégias:
* Propiciar aos alunos momentos de brincadeiras de roda para conhecer as cantigas mais apontadas na pesquisa,
* Envolvimento dos familiares (pesquisa).
CORPO E MOVIMENTO
Objetivos Específicos:
* Expressar sentimentos por meio do corpo;
* Ampliar e promover autocontrole,
* Desenvolver a localização espacial e temporal.
Estratégias:
* Rodas cantadas;
* Cantar e gesticular,
* Brincadeiras.
INTERAÇÃO SOCIAL
Objetivos Específicos:
* Conhecer e respeitar aas diferenças culturais;
* Valorizar a própria cultura,
* Participar das cantigas de roda, ampliando o convívio com os outros.
Estratégia:
* Rodas cantadas;
* Brincadeiras,
* Trabalho em grupo.
AUTONOMIA E IDENTIDADE
Objetivos Específicos:
* Promover autonomia nas escolhas;
* Perceber-se como membro de um grupo;
* Explorar o ambiente;
* Respeitar e valorizar a cultura do seu grupo,
* Identificar e manifestar sentimentos.
Estratégias:
* Participação nas rodas cantadas e nas brincadeiras,
* Participação na pesquisa realizada com os pais.
ARTE
Objetivos Específicos:
* Acompanhar ritmos;
* Reproduzir pequenas coreografias,
* Ampliar expressões artísticas.
Estratégias:
* Rodas cantadas,
* Brincadeiras dirigidas.
Materiais Utilizados:
* Papel pardo ou cartolina;
* Sulfite;
* Lápis e lápis de cor;
* Giz de cera;
* Papel dobradura;
* Cola;
* Tesoura;
* CD;
* Vídeo;
* Câmera fotográfica;
* Aparelho de som;
* Caixa acústica;
* Microfone,
* Internet.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá no desenvolver das atividades por meio da observação, apontando para a participação dos alunos, tanto no processo de pesquisa, como nos momentos de desenvolvimento das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário