segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

Na educação infantil os conteúdos trabalhados são integrados, desta forma utilizamos  para maior clareza o termo saberes substituindo assim uma visão fragmentada do aprendizado para uma proposta interdisciplinar.
No projeto desenvolvido com nossos alunos com cantigas de roda, essa questão interdisciplinar esteve presente a todo momento.
Por meio das cantigas de roda pudemos explorar os diferentes saberes evidenciados na educação infantil: comunicação e expressão, linguagem matemática, corpo e movimento, interação social, autonomia e identidade, artes, natureza e sociedade.
A partir do momento em que as crianças resgataram com seus pais e depois socializaram e vivenciaram na escola, todos esses saberes foram explorados de forma dinâmica e lúdica.
As tecnologias fazem parte da rotina escolar, assim como os saberes acima citados. A utilização de fotos, músicas, filmagens, editor de textos fazem parte do processo de aprendizagem e deixaram de ser novidades para tornar uma constante em sala de aula.
Sendo assim, o currículo amplia-se constantemente tornando-se flexível sempre objetivando o desenvolvimento integral do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário